terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A dor de uma perda.



A bíblia é mesmo fantástica e se renova sempre em nossa mente... Ou, sempre entendemos depois de tanto ler. (rsrs) 
É um verdadeiro tesouro que nos mostra claro (e às vezes não tão claro assim), tudo sobre nós mesmo e o momento que passamos ou que iremos passar. Seja qual for o olhar que você parar para ler. 
Há anos eu venho lendo, e muitas coisas eu entendi, outras demorei anos para entender, e outras eu ainda espero entender. 
Hoje, pensando sobre a vida e consequentemente a morte, e tudo o que nos ensina essa magnifica estadia aqui nesse mundo. Me veio a mente um versículo que diz: "É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde se faz festa." [Eclesiastes 7:2]
Quando eu lia isso, eu ficava questionando. Mas será que Deus quer isso? Nos quer triste, chorando ao invés de nos alegrar?  Esse versículo por anos me consumia, por ficar sem entender. Esse não era o Deus que eu conhecia. Este que estava sendo apresentado a mim nesse versículo, querendo que eu preferisse sofrer a dor de uma perda, do que festejar com os que estão vivos. 
Hoje, como sempre, me veio em meio ao nada, a resposta de tantas dúvidas... É na morte de alguém que paramos pra refletir, como nos comportamos com ele durante esse tempo vivido, tudo o que falamos e deixamos de falar, todo o tempo que perdemos com a pressa do dia-a-dia, brigas bobas, muito trabalho... 
É na MORTE que os vivos se tornam mais conscientes. Que desejam voltar correndo para casa e abraçar seus filhos, seu amor, seus pais, seus amigos... 
É na MORTE que você pensa que não pode perder tempo longe das pessoas que você ama. É na MORTE que você lembra de nunca deixar a pessoa que você ama sair da sua presença sem uma palavra de carinho. 
Bom seria se imaginássemos todos os dias a morte das pessoas que amamos, pois assim saberíamos que não há muito tempo a perder com coisas pequenas. 
Se imaginássemos todos os dias a morte de quem amamos, aposto que nos amaríamos muito mais, que viveríamos intensamente cada momento. Nos doaríamos muito mais, e esse amor não caberia entre nós e explodiria para o mundo... E o mundo,  não seria da maneira que está... tão sem amor. 
 O ideal seria pensar todos os dias ao dormir e antes de acordar na frase de um grande poeta: "É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, PORQUE SE VOCÊ PARAR PRA PENSAR, NA VERDADE NÃO HÁ." [Renato Russo]

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dê o exemplo... Simples Assim ;)




**As crianças aprendem o que vivenciam

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com a vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é  respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar pra se viver.
[Dorothy Law Nolte - Histórias para aquecer o coração]


Exemplo, não é faça o que eu falo, não faça o que eu faço. Como diz uma canção: "Do que adianta apontar o caminho, e seguir outra direção?"
Eu desde criança, tenho o costume de reparar nas pessoas, em seus gestos, seus modos de sorrir, andar e até comer... essa minha mania aumentou, quando fiz teatro por maravilhosos 3 anos da minha vida... onde eu tinha por estudo reparar nas pessoas... e isso nunca mudou... logo sou uma pessoa que repara nos mínimos detalhes, em todas as palavras e até nas que não são faladas... e principalmente elas. Costumo ser certeira no que a pessoa não diz ser, mas algum tempo depois a verdade se revela... não costumo falar, mas me gabo pra mim mesma quando vejo que estava certa (hehe)... enfim... o que quero dizer com todo esse bla, bla, bla... 
Que em meus 26 anos, ou pelo menos os últimos 16 anos... eu tenho reparado nos adultos em minha volta. Reparo em suas maneiras ao tratar seus filhos. O jeito arrogante e sem dialogo no "Eu posso porque sou sua mãe." Isso é um porque que se engula? Você vai criar um adolescente rebelde e um adulto frustrado e também arrogante. Quando seu filho perceber estará usando as suas palavras como se você mesmo estivesse falando. 
Vejo pessoas debaixo de um manto de santidade, apontado tudo o que é certo e errado no filho dos outros, e o que ensina a seus filhos é apenas acusar e não se colocar no lugar e entender o porque ele age assim... e  pior, fala e quando fecha a porta de casa... só Deus sabe como é... Ou os meus ouvidos atentos (rsrs).
Percebo pais desequilibrados, que tratam seus filhos como restos, como segunda opção em tudo em sua vida... e as vezes verdadeiros sacos de pancadas.
Pessoas sem nenhum preparo para isso... mas eu sei que não existe um manual onde diz quem deve ser pai e como deve ser (bem, deveria existir)... porém podemos mudar... ainda está em tempo de mudar. Os filhos são os reflexos de seus pais... se você é pai, perceba onde você age exatamente como o seu pai e lembra quando você dizia: "Quando tiver meu filho eu não vou fazer isso que ele faz comigo." 
Podemos mudar, devemos mudar... se continuarmos a criar as crianças como bicho, sem carinho, sem afeto, sem dialogo, sem compreensão, enfim... sem amor... eu sinceramente não sei onde esse mundo irá parar.
Dê o exemplo, volte e reveja seus passos... não custa nada mudar, fazer tudo de novo... devemos acreditar que as coisas podem melhorar... porque se não, que sentido tem viver? 
No final.... Se você como carne, como pode ensinar seu filho a ser vegetariano? #simplesassim

"MUDA, SÓ O QUE TÁ MORTO NÃO MUDA NUNCA."
"É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS QUE SE REVELA A VIRTUDE DOS PAIS."


"Eu sou da paz, eu sou do bem... mas..." (8)



"Humilhante não é mudar de idéias, humilhante é não ter idéias para mudar"... 
Farta de gente ignorante, que só vê o lado ruim de tudo... quero vida... pensamentos positivos, leveza no viver, no falar, no sentir, no pensar... quero mais carinho, mais união, mais compreensão... mente aberta para ouvir uma crítica construtiva sem achar que é para derrota... no momento quero a paz do meu lar que só a minha companheira chamada solidão me permite e no final do dia meu maridinho... de pessoas negativas e pessimistas, com críticas para a destruição eu quero distância.... você vem na paz??? Ótimo... seja muito bem vindo ao meu lar!!!! e tire as sandálias da arrogância, do egocentrismo e da maldita fofoca ao entrar... Não sou perfeita e nem tento ser... mas acho que tenho o direito de decidir o que quero comigo, e coisa ruim, carga negativa não é meu forte... com diz um velho amigo, eu vivo no mundo da fantasia e sinceramente... é lá que eu quero continuar!